Projeto de Jefferson beneficia idosos e deficientes do município

O vereador Jefferson Ferreira (MDB) apresentou um Projeto de Lei que beneficia idosos e deficientes do município. De acordo com o PL, os laboratórios de análises clínicas, conveniados com Cuité, disponibilizarão a coleta de material, para realização de exames laboratoriais, em domicílio, quando solicitado, em pessoas idosas e/ou com deficiência, no âmbito do município.

Jefferson, justificou a apresentação do Projeto, falando do aumento da proporção de idosos na população e da limitação na mobilidade como obstáculo.

O aumento da proporção de idosos na população, em relação aos demais grupos etários, exige a adoção de medidas diferenciadas, assim como ocorre com as pessoas com deficiência. Ambas as condições chamam a atenção em torno de eventos ou condições incapacitantes, muito mais incidentes nesses grupos. A diminuição da capacidade funcional é consequência esperada e prevista para essas pessoas, características que exigem a adoção de ações e medidas direcionadas a minimizar os principais problemas por elas enfrentados, no intuito de promover a equidade, ressaltou. 

A limitação na mobilidade é um dos grandes obstáculos que o ser humano enfrenta com a chegada da velhice e com algumas deficiências. As dificuldades de locomoção são bastante comuns e, por tal razão, mais visíveis nas pessoas com deficiência relacionada ao aparelho locomotor e na população idosa. Essas dificuldades, nos idosos, podem ser percebidas com o aumento no número de quedas, redução no nível de atividade física nessa idade, entre outros problemas, argumentou.

O prefeito Charles Camaraense (Cidadania) sancionou o projeto e já está em vigor desde o dia 19 de janeiro.

Blog do Aeliton Clécio

Comentários