Agentes de Saúde de Cuité paralisam atividades e deverão entrar em greve na próxima semana.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da cidade de Cuité, Curimataú paraibano, paralisarão as atividades nesta quinta-feira (22) e realizarão uma assembleia para votar um indicativo de greve. A medida foi tomada após a prefeita do município, Euda Fabiana (PMDB), descumprir um acordo com a categoria.


A assembleia foi convocada pela Federação Paraibana de ACS e ACE, que tem a frente o presidente Kiko Chagas, e será realizada às 8h, na capela do Bairro Aliança. Se aprovado o indicativo de greve, a mesma deverá ser deflagrada na próxima semana até que a Prefeitura Municipal coloque o salário dos servidores em dia.

De acordo com o presidente da federação, a decisão foi tomada após o mesmo procurar a prefeita e ser informado que não há previsão de quando deverá ser efetuado o pagamento dos servidores, que ainda não receberam os salários de setembro.

Repercussão em rede estadual

Na semana passada, um agente de saúde do município denunciou em cadeia estadual de rádio a situação que se encontra os profissionais. Segundo o agente, no mês de setembro a prefeita Euda Fabiana propôs a categoria o adiamento do incentivo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) para ser pago junto com o 13º salário, em dezembro, para que os salários fossem pagos em dia. No entanto, passados alguns dias, a gestora descumpriu o acordo e deixou os servidores sem seus vencimentos.

Ainda de acordo com informações repassadas ao Blog do Flávio Fernandes, vários profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF) também estão com os salários atrasados. Há casos onde os servidores estão há três meses sem dinheiro. 

O secretário de saúde, Gentil Palmeira, declarou, em entrevista a uma emissora de rádio, que a culpa são os repasses do Governo Federal que estão atrasados. Contudo, os profissionais questionam a informação, já que municípios menores estão pagando aos seus profissionais.

Apesar dos atrasos, Gentil ainda pediu que os profissionais continuassem trabalhando e destacou que a expectativa para o próximo ano não é boa e que a situação pode piorar.

Até os médicos estão sem salários

Nesta quarta-feira (21), o radialista e blogueiro Flávio Fernandes foi informado que na Equipe de Saúde da Família da Serra do Bombocadinho, zona rural do município, o dentista anunciou que só trabalharia até esta quarta-feira, pois também está com o salário atrasado.

Profissionais sem direito a férias

Os profissionais ainda reclamam das condições impostas para tirar férias. Segundo um servidor, só quem está prestes há completar três anos sem férias é que poderá gozar férias neste final de ano, quando a lei diz que o trabalhador tem direito a um mês de férias por ano.


Blog do Flávio Fernandes

Comentários