Sebrae lança software gratuito de gestão para produtores de peixes.

A   Ferramenta encomendada pelo Sebrae tira do tanque e coloca na tela do computador o controle da atividade, inclusive os resultados de lucros e perdas.

Os micro e pequenos produtores de peixe vão contar com um software (programa de computador) gratuito para auxiliar na gestão e modernização dos empreendimentos do setor. A nova ferramenta foi apresentada no I Congresso do Projeto de Aquicultura AQUINordeste, que aconteceu Maceió.

O software foi encomendado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Permite ao produtor acompanhar as mais diversas etapas da atividade, controlando e analisando os investimentos, o desenvolvimento das espécies, a qualidade da água, os gastos, as perdas e os lucros dos negócios. Tudo com relatórios informatizados.


O software será disponibilizado gratuitamente aos produtores, que passarão por treinamento para dominar a tecnologia e incorporá-la na administração dos empreendimentos.

Entre a aprovação da ideia até o produto final, durou quase um ano a elaboração do novo instrumento de administração dos negócios.

“Temos um público potencial de mais de um milhão de pescadores e aquicultores registrados no Ministério da Pesca e Aquicultur”, aponta Enio Queijada de Souza, gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional. “Por isso, acreditamos que esse software é uma importante ferramenta para garantir a sustentabilidade desses pequenos negócios”.
Porta ao crédito
Ao lançar o software, a coordenadora nacional de Piscicultura e Pesca da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Newman Costa, destacou que o programa, além de permitir o controle de todas as etapas do próprio negócio, também pode contribuir para abrir as portas dos agentes financeiros aos pequenos piscicultores.
Caso o produtor queira obter financiamento bancário, por exemplo, ele pode retirar do programa e levar ao banco relatórios informatizados que mostram a situação financeira do empreendimento e sua capacidade de honrar empréstimos.
“Para o banco, isso é interessante, pois demonstra que o negócio desse produtor está sendo controlado e que ele tem toda uma estrutura para pagar o empréstimo, o que o habilitará a obter o financiamento”, detalhou a coordenadora.
Portal do Desenvolvimento / Pelágio Gondim / Plano Mídia

Comentários